sábado, 30 de abril de 2011

O Brasil pintado em Aquarela

"Aquarela do Brasil" é uma da mais populares canções brasileiras de todos os tempos, escrita pelo compositor mineiro Ary Barroso em 1939.

O sucesso só veio após a inclusão no filme de animação “Saludos Amigos”, lançado em 1942 pelos Estúdios Disney.

O filme tem quatro segmentos: "Lago Titicaca"; "Pedro"; "O Gaúcho Pateta"; e "Aquarela do Brasil", no qual Zé Carioca mostra para o Pato Donald os locais do Rio de Janeiro, ao som da música.

Veja o segmento do filme de animação que criou Zé Carioca:

Foi a partir de então que a canção ganhou reconhecimento não só nacional como internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios dos Estados Unidos.

Devido à enorme popularidade conquistada nos Estados Unidos, a canção recebeu uma letra em inglês do compositor Bob Russell, escrita para Frank Sinatra em 1957. Desde então, já foi interpretada por cantores de praticamente todas as partes do mundo

O vídeo abaixo, gravado em 19 de setembro de 2003, mostra  parte do concerto de Gilberto Gil interpretando a música. O concerto aconteceu no salão da Assembleia Geral da ONU, em memória de Sérgio Vieira de Melo e outros funcionários da organização vítimas do ataque à unidade das Nações Unidas em Bagdá, Iraque.

Para ver a letra da música, clique aqui.

Fonte de pesquisa de textos : Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário