sábado, 16 de abril de 2011

Um pouco sobre Novos Baianos

Em 1972 os Novos Baianos lançaram seu segundo álbum, Acabou Chorarechamado “Acabou Chorare”.

O grupo era composto por: Baby Consuelo – vocal, percussão ; Paulinho Boca de Cantor – vocal, percussão ; Pepeu Gomes – guitarra, violão solo, craviola, arranjos ; Moraes Moreira – vocal, violão base, arranjos ; Dadi – baixo ; Jorginho – bateria, bongo, cavaquinho.

O álbum foi colocado na Lista dos 100 maiores discos da música brasileira da versão brasileira da revista Rolling Stone como o melhor disco brasileiro de todos os tempos, na frente de grandes clássicos como “Transa de Caetano Veloso, “Expresso 2222 de Gilberto Gil e “Chega de Saudade” de João Gilberto.

Os principais sucessos foram "Preta, Pretinha" e "Acabou Chorare", muito executados nas rádios no ano de 1972.

Também faz parte deste álbum a música "Brasil Pandeiro" - samba da década de 1940 de Assis Valente, feito para Carmen Miranda cantar.

A gravação de "Brasil Pandeiro"  pelo grupo foi influenciada por João Gilberto, que lhes fez uma visita enquanto estava no Rio de Janeiro.

No vídeo abaixo vocês verão o grupo interpretando “Brasil Pandeiro” em um programa da TV Cultura de 1973.

Programa Ensaio – TV Cultura - 1973

Em 1997, Moraes Moreira comemora 50 anos de carreira e convida os Novos Baianos para um Show no Heineken Concerts Palace, em São Paulo. Veja abaixo o grupo interpretando “Brasil Pandeiro” nesse Show.

Show no Heineken Concerts Palace – SP - 1997

Para ver a letra da música e um vídeo original dos Novos Baianos (cópia restaurada) na casa em que viviam na época, clique aqui.

Fontes : Wikipédia, Letras.mus.br  e YouTube

2 comentários:

  1. Sempre muito criativos esses "novos baianos"!!! Mas o blog não é carioca?
    Ah, sim mas tem Baby e Pepeu de Niterói...
    Mas... e os cariocas já aceitam a cidade de Araribóia como Rio de Janeiro ???

    ResponderExcluir
  2. o Blog trata de musicas, comidas e assuntos brasileiros... mas, nesse disco, os Novos Baianos viviam em Jacarepagua... rs

    ResponderExcluir