terça-feira, 5 de julho de 2011

Julho com 5 finais de semana…

Muito se fala, atualmente, nos 5 finais de semana que o mês de Julho de 2011 terá. Um mês com 5 sábados. Uma coisa que acontece com certa rotina com os meses que tem 31 dias. Julho 2011

Mas, para celebrar esses 5 sábados, o dia mais badalado da semana, vamos recordar o conjunto Som Imaginário, cantando Sábado, música de Frederyko.

Som Imaginário foi uma banda brasileira formada no princípio da década de 1970. Criada primeiramente para acompanhar o cantor Milton Nascimento no show "Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário".

O grupo passou por várias mudanças de formação e lançou no total três discos. Matança do Porco, provavelmente o mais progressivo, contou com os vocais de Milton Nascimento. Além deste artista, o Som Imaginário acompanhou em gravações MPB-4, Taiguara, Marcos Valle, Gal Costa, Odair José, Carlinhos Vergueiro, Sueli Costa e Simone, dentre outros.

O vídeo abaixo mostra a abertura do Programa Ensaio 1970, que era exibido todas as quartas-feiras pela TV Cultura. O Som Imaginário , que antecede à apresentação da cantora Gal Costa, interpreta "Sábado" (de Frederyko, ou Fredera – como era conhecido), mostrando um talento precioso dentro das bandas da época.

Aqui no apogeu da sua formação: Zé Rodrix na flauta e teclados; Fredera na guitarra elétrica, Robertinho Silva na bateria; Wagner Tiso no piano; Luiz Alves no baixo e, Tavito violão 12. 

Infelizmente há falhas no som, mas vale pelo registro único.

Outros integrantes que passaram pelo Som Imaginário são: Laudir de Oliveira – percussão; Naná Vasconcelos – percussão; Nivaldo Ornelas - saxofone e flauta; Toninho Horta – guitarra; Novelli – baixo; Paulinho Braga – bateria; e Jamil Joanes – baixo.

Som Imaginário é provavelmente o maior grupo de rock que o Brasil já teve.

Para ver a letra da música, clique aqui.

Fontes: Wikipédia e Letras.terra.com.br.

2 comentários: