domingo, 28 de agosto de 2011

Tributo a Gonzaguinha

GonzaguinhaNunca é demais lembrar e ouvir as canções e a singular interpretação de Gonzaguinha, carioca que completaria 65 anos de idade no próximo dia 22 de setembro.

Filho do cantor e compositor Luiz Gonzaga, foi criado por um casal amigo de Gonzagão, Xavier e Dina (“Diz lá pra Dina que eu volto/Que o seu guri não sumiu”), no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro.

Esse notável brasileiro que muito fez pela nossa música, faleceu ha mais de 20 anos em um trágico acidente de carro. no auge dos seus 45 anos de idade, em 1991.

Fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU), com Aldir Blanc, Ivan Lins, Márcio Proença, Paulo Emílio e César Costa Filho. Tal movimento teve importante papel na música popular do Brasil nos anos 70 e em 1971 resultou no programa na TV Globo “Som Livre Exportação”.

Característico pela postura de crítica à ditadura, submeteu-se ao DOPS, assim, das 72 canções mostradas, 54 foram censuradas,

Em 1990 participou do programa “Ensaio”, na TV Cultura de São Paulo, programa precursor do estilo "Acústico", onde cantou um pout-pourri com 3 de seus maiores sucessos : “Com a perna no mundo “; “É”; e “O que é o que é”.

Vejam o vídeo abaixo :

O nosso saudoso Gonzaguinha, com suas músicas de sucesso,  sempre merece destaque no The Point Carioca.

Para ver a letra das músicas, clique nos títulos de cada uma : “Com a perna no mundo “; “É”; e “O que é o que é”.

Fontes : Wikipédia; YouTube; e Letras.terra.com.br.

Caricatura : Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário