segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Classe Média no The Point Carioca

Ainda sobre o assunto “Festivais”, já na reta final para início de mais um Rock In Rio (que poderia ter seu nome alterado para Pop In Rio), vale a pena recordar os áureos tempos dos Festivais.

Clube Caiubi - Ze RodrixCriados na década de 60, os Festivais serviriam para “revelar” novos autores e talentos. Mas nem sempre isso aconteceu, pois, na grande maioria, os concorrentes classificados eram conhecidos e famosos. Entretanto, isso não desqualifica a importância desses eventos. Haviam, também, os Festivais Estudantis que, esses sim, lançavam novos músicos.

Mas, volta e meia, aparece alguma entidade “patrocinadora” ou alguma rede de TV que volta a promover esse tipo de atração.

Foi o caso da TV Cultura que, no ano de 2005, lançou o “Festival Cultura – A Nova Música do Brasil”, idealizado pelo compositor Gutemberg Guarabyra e organizado por Solano Ribeiro.

A grande maioria das músicas de festivais não vai de encontro ao “agrado” das emissoras de rádio e dificilmente são tocadas. É uma pena, pois grandes talentos e grandes músicas acabam não sendo conhecidas pelo grande público.

Max GonzagaUm exemplo disso é a música “Classe Média”, de Max Gonzaga, que chegou às semifinais do Festival Cultura - A Nova Música do Brasil. Max é um dos fundadores do clube Caiubi de Compositores, que se propõe a valorizar a música autoral daqueles compositores que estão fora da grande mídia e do mercado fonográfico. Entre seus integrantes, o clube conta com Zé Rodrix e Tavito.

A música, que apresenta uma visão crítica e sarcástica da classe média brasileira tornou-se um dos vídeo mais vistos no site YouTube, em 2006. Vejam o vídeo da apresentação de Max e Banda Marginal, com  a participação de Zé Rodrix nos teclados.

O saudoso Zé Rodrix, criador de muitos “rock-rurais”, foi um grande participante em vários festivais.

Esperamos que apareçam novos Festivais e novos talentos na MPB, enquanto isso, se as rádios não tocam, a “Classe Média” vai tocando e fazendo sucesso no The Point Carioca.

Para ver a letra da música, clique aqui.

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br
  • Dicionário Cravo Albin da MPB

Caricatura e Foto:

  • através da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário