sábado, 3 de setembro de 2011

O Rock “Psicodélico” Brasileiro

Ainda envolvido no espirito do Rock N’Roll que toma conta do Rio de Janeiro neste mês de setembro, temos de fazer referencia ao famoso e saudoso grupo Os Mutantes.

Os MutantesOs Mutantes foi (ou ainda é, devido a novas formações) uma banda brasileira de rock psicodélico formada durante o Tropicalismo no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais). Também participaram do grupo Liminha (baixista) e Dinho Leme (bateria).

A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileiro. Foram os pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irreverência. Se antes dos Mutantes, o gênero no Brasil era basicamente imitativo, a partir do pioneirismo de Arnaldo, Sérgio e Rita, abriu-se o caminho do hibridismo.

Em 1969, os Mutantes excursionaram pela França, onde tocaram no célebre Mercado Internacional de Discos e Editores Musicais (Midem), na cidade de Cannes, e no tradicional Olympia, em Paris.

Vejam o vídeo com Os Mutantes em uma apresentação na TV francesa.

Em 1970, o grupo retorna à França para realizar algumas apresentações. À convite do produtor Carl Holmes, aproveitaram para gravar algumas canções no estúdio Des Dames, com a intenção de lançar um álbum principalmente em inglês para atrair público internacional. Tecnicolor - Os MutantesMas a Polydor (gravadora) desistiria do projeto mesmo com um álbum inteiro já gravado. Somente em 1999, o disco seria lançado, chamado Tecnicolor. O álbum é cantado em inglês, francês, espanhol e português. Todas as músicas receberam uma nova roupagem. A ilustração e a caligrafia do projeto gráfico do álbum é de autoria de Sean Lennon (filho de John Lennon e Yoko Ono), que se tornou amigo de Arnaldo Baptista.

No vídeo abaixo vocês podem ver Sean.junto com Arnaldo, interpretando “Panis et Circenses* no Free Jazz Festival, realizado no Rio de Janeiro em outubro de 2000.

Tropicalia ou Panis et Circencis“Panis et Circenses”  (canção composta por Caetano Veloso e Gilberto Gil especialmente para os Mutantes), era a faixa-título do LP Tropicália: ou Panis et Circenses, disco-manifesto do movimento tropicalista.

Também fez parte da lista de músicas do álbum “Os Mutantes”, primeiro álbum do grupo, gravado em 1968.

Capa do Album - Os MutantesEm fevereiro de 2005 a revista britânica Mojo incluiu o álbum Os Mutantes em sua lista de "50 Most Out There Albums of All Time" (algo como os "50 Discos Mais Experimentais de Todos os Tempos"). Eles obtiveram a 12ª posição na lista, à frente de nomes como Beatles, Pink Floyd e Frank Zappa. Ainda em 2005, a também britânica Q Magazine igualmente colocou o álbum em 12º lugar, em sua lista dos "40 greatest psychedelic albums of all time" ("Os 40 maiores discos psicodélicos de todos os tempos).

Esse e outros sucessos de Os Mutantes são presenças garantidas no The Point Carioca.

Para ver a letra da música em inglês, onde você pode ouvir a interpretação de Os Mutantes, clique aqui.

Para ver a letra da música em português, onde você pode ouvir a gravação original de Os Mutantes, clique aqui.

Fontes :

  • Wikipédia;
  • YouTube; e
  • Letras.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário