quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A eterna Garota de Ipanema

Passados mais de 50 anos do início da Bossa Nova, varias músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, entre elas “Garota de Ipanema” feita em 1962, continuam sendo sucessos por todo o mundo.
Stevie WonderPor qualquer canto do planeta você sempre acaba ouvindo esse grande hit.
Inúmeros cantores já gravaram a música que ganhou uma versão em inglês, feita por Norman Gimbel no ano de 1963.
Recentemente, no Rock In Rio deste ano de 2011, Stevie Wonder, cantou o sucesso junto com sua filha, Aisha Morris (Aisha foi a inspiração para o seu grande sucesso "Isn't she Lovely").
O momento foi um dos melhores do festival.
Vejam o vídeo abaixo:

Relembrando as grandes interpretações desse sucesso, postamos abaixo o encontro de Tom Jobim e Frank Sinatra, em 1967, cantando a versão “The Girl From Ipanema”.

Assim como a original “Garota de Ipanema”, a versão “The Girl From Ipanema” também é sucesso no The Point Carioca.
Agradecemos a amiga Rita de Cácia Pereira por nos ter enviado o link do Rock In Rio.

Curiosidades:

  • A historia dessa música é bem interessante. Na versão original, com o nome de “Menina Que Passa”, a letra dizia : “Vinha cansado de tudo / De tantos caminhos / Tão sem poesia / Tão sem passarinhos / Com medo da vida / Com medo de amar / Quando na tarde vazia / Tão linda no espaço / Eu vi a menina / Que vinha num passo / Cheio de balanço / Caminho do mar”. Porém, nem Tom nem Vinicius gostaram da letra da canção. Helo Pinheiro
  • Então a versão definitiva foi refeita mais tarde por Vinicius, inspirado em Helô Pinheiro, que passava frequentemente em frente ao Bar Veloso (hoje Garota de Ipanema), em Ipanema. Tom e Vinicius frequentavam assiduamente o bar, que dispunha de pequenas mesas na calçada da Rua Montenegro (hoje Vinicius de Moraes).

Letras das músicas:

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br

Caricatura:

  • Rosa Dodd (Stevie Wonder)

Foto:

  • através da internet (Helo Pinheiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário