domingo, 9 de outubro de 2011

O Nordeste presente na MPB

Quando se fala da grande participação de nordestinos na MPB não se pode deixar de falar de Fagner, que por sinal aniversaria nesse próximo dia 13.

FagnerRaimundo Fagner iniciou sua carreira musical em 1970, depois de mudar-se para Brasília onde foi estudar arquitetura.

Participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com "Mucuripe" (parceria com Belchior), e classificou-se em primeiro lugar.

No mesmo festival, recebeu menção honrosa e prêmio de melhor intérprete com "Cavalo Ferro" (parceria com Ricardo Bezerra) e sexto lugar com a música "Manera Fru Fru, Manera" (também com Ricardo Bezerra). Zeca Baleiro

A partir de então, Fagner consegue despertar a atenção da imprensa do Sudeste, sendo suas canções intensamente executadas nos bares da capital do país.

Mais recente, em 2001, gravou o álbum que tem o título apenas de Fagner , contendo canções em parceria com Zeca Baleiro.

A parceria nordestina de Fagner (cearense) e Zeca Baleiro (maranhense) rendeu uma série de shows pelo Brasil.

O vídeo abaixo mostra um dos shows dessa dupla interpretando “Flor da pele” (autoria de Zeca Baleiro) e “Revelação” (autoria de Fagner).

Fagner, Zeca Baleiro e outros grandes compositores e intérpretes nordestinos são sucessos sempre presentes no The Point Carioca.

Letras da músicas:

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Enciclopédia Nordeste
  • Letras.terra.com.br

Caricaturas:

  • Manohead (Fagner)
  • Baptistão (Zeca Baleiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário