quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Brasileiros em Londres

Caetano Veloso e Gilberto Gil, líderes do tropicalismo, também estavam entre aqueles que tiveram cerceadas suas carreiras no Brasil, em seu período mais repressivo.

Gilberto Gil - 1971Gilberto Gil (nascido Gilberto Passos Gil Moreira em Salvador, 26 de junho de 1942) é um músico e político brasileiro.

Nos tempos de faculdade de Administração, Gil conhece Caetano Veloso, sua irmã Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Realizam a primeira apresentação na inauguração do Teatro Vila Velha em junho de 1964 - com o show "Nós, Por Exemplo".

Caetano Veloso - 1971Caetano Veloso (nascido Caetano Emanuel Viana Teles Veloso em Santo Amaro da Purificação, 7 de agosto de 1942) é um músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro.

Desde o início da carreira, Veloso sempre demonstrou uma posição política contestadora, sendo até confundido como um militante de esquerda, ganhando por isso a inimizade do regime militar. Por esse motivo, as canções foram frequentemente censuradas neste período, e algumas até banidas.

Caetano Veloso e Gilberto Gil - foto The GuardianEm 27 de dezembro de 1968, Veloso e o parceiro Gilberto Gil foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados presos para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas. Ambos foram soltos em 19 de fevereiro de 1969, quarta-feira de cinzas, e seguiram para Salvador, onde tiveram de se manter em regime de confinamento, sem aparecer nem dar declarações em público. Em julho de 1969 Caetano e Gil partiram com suas mulheres, respectivamente as irmãs Dedé e Sandra Gadelha, para o exílio na Inglaterra.

Ouçam algumas das músicas dos álbuns de Caetano e Gil, de 1971, compostas e gravadas durante o exílio em Londres.

Maria Bethânia
Nega

 

 

 

 

 

Crazy Pop Rock
London, London

 

 

 

 

 

 

Somente retornariam ao solo pátrio, em 1972. Apresentando-se no programa Som Livre Exportação, declararam publicamente que continuariam trabalhando em prol da música popular brasileira.

Vejam o vídeo de Gil interpretando “Back In Bahia” com a presença de Caetano no palco.

"Sexta Nobre Especial"–TV Globo

 Paulo Diniz (Pesqueira, Pernambuco, 24 de janeiro de 1940) é um cantor e compositor brasileiro. Apesar de ter sofrido censura em algumas de suas músicas, nunca foi preso nem exilado. Entre seus sucessos destaca-se “Quero Voltar Pra Bahia (I Want to Go Back to Bahia) (uma homenagem a Caetano Veloso, então exilado em Londres) .

ouça a música

Em entrevista ao site da UOL, Paulo falou: - Eu lia o Pasquim, e via aquelas cartas que Caetano mandava de Londres. Então pensei, ele lá, com aquele cabelão, aquela cabeça grande, o corpo magro não deve estar causando nada na Inglaterra. Achei que ele deveria estar triste, com vontade de voltar para Bahia. Li que ele estava estudando inglês, então imaginei que a primeira frase que ele poderia ter aprendido seria "I don't want to stay here..."

Atualmente Paulo Diniz continua realizando apresentações, com a mesma voz vibrante de antes, porém numa cadeira de rodas, já que contraiu uma misteriosa doença em 2005 que paralisou seus membros inferiores.

O tropicalismo também está presente no The Point Carioca.

Letras das Músicas:

Fontes:

  • Wikipédia
  • UOL.com.br
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br

Imagem:

  • Foto de Caetano e Gil do Jornal The Guardian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário