sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Quem não conhece AZIMUTH ?

Ivan Conti Mamão na bateria, Alex Malheiros no baixo e José Roberto Bertrami nos teclados, se conheceram no início dos anos 70.

AzymuthOs músicos inauguraram o Canecão (antiga cervejaria carioca) tocando em grupos diferentes e formaram uma banda chamada Grupo Seleção, tocando em várias casas noturnas, no Rio de Janeiro, sua mistura de jazz , samba, funk e rock e passaram a participar de gravações em estúdios com diversos cantores e orquestras. Entretanto, eles não estavam satisfeitos em simplesmente sentar ao redor, jogar pôquer e ensaiar. A recém-formada banda estava disposta a continuar a fazer shows ao vivo e gravar suas músicas, sempre que possível.

Azymuth
O nome AZYMUTH foi herdado de uma composição dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle da trilha sonora do filme/documentário “O Fabuloso Fittipaldi”.

Ouçam a música “Azymuth”, um dos primeiros trabalhos do grupo.

 

Linha do Horizonte

O álbum próprio veio em 1975, com o primeiro sucesso “LINHA DO HORIZONTE”.

Bela composição de Paraná e Paulo Sérgio Valle, “Linha do Horizonte”, ficou conhecida do público graças à novela "Cuca legal", enorme sucesso de audiência da TV Globo em 1975.

 

Voo Sobre O Horizonte
Agora, do álbum "Águia não come mosca", de 1977. Belo tema instrumental do Azymuth, “Voo Sobre O Horizonte” foi incluído na novela Global "Loco-motivas", autoria de Paraná e J. R. Bertrami.

Ainda em 1977, são convidados a participar do Festival de Montreaux, na Suíça, tornando-se o primeiro grupo brasileiro a participar deste Festival.

Na década de 80 o trio continuou excursionando pelo mundo e lançou nove álbuns.

Pigmaleão

E desde então Azymuth é um sucesso mundial.

Relembre “Pigmaleão”, gravado em 1990 por Azymuth.

A música, de autoria de Marcos e Paulo Sérgio Valle foi tema da novela “Pigmaleão 70” da Rede Globo.

 

 

Letra da Música:

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br
  • www.azymuth.net (página oficial do grupo)

Fotos:

  • Azymuth (extraída da página oficial do grupo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário