domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ultraje a Rigor, um dos “Esquecidos pelo Rock In Rio”

O grupo Ultraje a Rigor começou como uma banda de covers - principalmente Beatles, punk rock e new wave.
Ultraje a Rigor - Acstico MTVA primeira formação, composta de Roger, Leôspa, Sílvio e Edgard Scandurra, começou a fazer pequenos shows em bares.
Em 1982, decidiram o nome da banda: Ultraje a Rigor, um trocadilho com "Traje a Rigor", direcionado a irreverência das canções deles. Roger, inicialmente, havia pensado em batizar a banda apenas como "Ultraje", mas Edgard, quando perguntado a respeito do nome, havia ouvido errado e dito: "hã? Como é? Que traje, o traje a rigor?". O trocadilho fez sucesso e o nome "Ultraje a Rigor" foi adotado.
Roger - Ultraje a RigorO grupo teve diversas formações, desde a sua criação, mantendo somente Roger (Roger Rocha Moreira, nascido em São Paulo em 12/08/1956) desde o início.
Formação atual: Roger Moreira - Voz e Guitarra (1981-hoje); Mingau - Baixo e Vocais (1999-hoje); Bacalhau - Bateria e Vocais (2002-hoje); e Marcos Kleine - Guitarra e Vocais (2009-hoje).
Músicos de apoio: Ricardo Júnior - Guitarra e Vocais (2004-hoje) e Osvaldo Fagnani - baixo (1989-1990) (em 2005, Osvaldo retornou ao Ultraje como tecladista e backing-vocal da banda de apoio do grupo).
Em 2005, a banda gravou e lançou, em CD e DVD (o primeiro da carreira), o seu Acústico MTV.
Vale a pena ver esse grande grupo de rock brasileiro:



Em Janeiro de 2001, o Ultraje a Rigor participou da terceira edição do Rock in Rio, numa apresentação conjunta ao lado do Ira!, mas, nessa última edição de 2011, a organização parece ter preferido a popularidade da “micareta” ao invés do verdadeiro rock brasileiro.
Curiosidades: Todas as composições do grupo são de autoria de Roger, notável pelo seu QI elevado (172), constatado por diversos testes. Ele é membro da Mensa International.
Ultraje a Rigor é sempre sucesso no The Point Carioca.

Letras das Músicas:

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br

6 comentários:

  1. O triste é ver grupos musicais que não possuem nenhum traço de Rock ocupando o lugar de quem deveria estar lá e, quando estão, os organizadores do evento darem prioridade aos gringos em termos de horário, tempo no palco, etc. Esse é o país que quer sediar a Copa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentario. Veja tambem nossos outros posts sobre o Rock In Rio... e, assine nosso Blog.

      Excluir
    2. Veja o post http://www.thepointcarioca.com/2011/09/rock-in-rio-e-os-esquecidos.html

      Excluir
  2. Só pra variar isso aconteceu né! Sacanagem mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentario. Veja tambem nossos outros posts sobre o Rock In Rio... e, assine nosso Blog.

      Excluir
    2. http://www.thepointcarioca.com/2011/09/rock-in-rio-e-os-esquecidos.html

      Excluir