quinta-feira, 15 de março de 2012

Mais um Trio de sucesso : Tamba Trio

Tamba TrioO Tamba Trio foi um conjunto musical formado no Rio de Janeiro, na década de 1960. Composto originalmente por Luiz Eça (piano, vocal e arranjos), Bebeto Castilho (contrabaixo, flauta, sax e vocal) e Hélcio Milito (bateria, percussão e vocal), o Tamba Trio começou a tomar forma ainda acompanhando a cantora Maysa e depois a cantora Leny Andrade em uma temporada na boate Manhattan, atuando ao lado de Luiz Carlos Vinhas (piano) e Roberto Menescal (violão). A partir de 1967, com a entrada do baixista Dório Ferreira, Bebeto passaria a atuar apenas como flautista, transformando assim o trio no quarteto Tamba 4. Dois anos depois, com a saída de Luiz Eça, que formaria o seu grupo "A Sagrada Família", o pianista Laércio de Freitas entra em seu lugar. O quarteto duraria até 1970.

Só em 1971, o Tamba Trio retorna com os três integrantes originais, gravando dois discos pela gravadora RCA. Em 1976, mais um intervalo, e quatro anos depois, o grupo volta, fazendo apresentações e gravando o LP "Tamba Trio 20 Anos de Sucessos", lançado em 1982. A partir de 1989, o baterista Rubens Ohana, que já tinha feito parte do Tamba Trio, se reintegra a este conjunto, substituindo Hélcio Milito.

Procuramos por vídeos na internet e encontramos essa raridade, gravada na década de 1970. O Trio interpretando “Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi, e “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Agora, ouça a gravação de “Rio”, de Roberto Menescal, lançada no álbum “Avanço” de 1963.

 

 

E, finalmente, “Quem quiser encontrar o amor”, de Geraldo Vandré e Carlos Lyra, em uma apresentação mais recente.

O grupo continuou até 1992, quando Luiz Eça veio a falecer.

O trio também acompanhou artistas como Carlos Lyra, Edu Lobo, Nara Leão, Sylvia Telles, Quarteto em Cy, João Bosco e Simone.

Letras das Músicas:

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário