terça-feira, 27 de março de 2012

Vocais Brasileiros : Boca Livre & MPB4

Dois dos maiores grupos vocais brasileiros, o Boca Livre e o MPB4 são os destaques de nosso post de hoje.

Boca LivreBoca Livre é um grupo musical brasileiro de MPB, formado em 1978 por Maurício Maestro (contrabaixo e vocal), Zé Renato (violão e vocal), Cláudio Nucci (violão e vocal) e David Tygel (viola 10 cordas e vocal). Em junho de 1980, Claudio Nucci desligou-se do conjunto, sendo substituído por Lourenço Baeta. Em 1992, David Tygel desligou-se do conjunto, sendo substituído por Fernando Gama. Em 2006, voltou a atuar com sua formação clássica, integrada por Maurício Maestro, Zé Renato, David Tygel e Maurício Maestro.

Com seu estilo refinado, o Boca Livre se destaca por suas composições e também pelas versões de músicas de outros compositores. Seus arranjos instrumentais e, principalmente, vocais fogem da métrica convencional utilizada por outros grupos, através do uso de acordes vocais dissonantes e revezamentos nos solos.

Vejam o clipe do programa “Fantástico”, da TV Globo, de 1979, com o grupo interpretando “Ponta de Areia”, de Milton Nascimento e Fernando Brant :

Agora, em 1980, também no programa “Fantástico”, um clipe do sucesso “Quem Tem A Viola”, de Zé Renato / Claudio Nucci / Xico Chaves / Juca Filho :

Lançou, em 2007 o CD e o DVD "Boca Livre e ao vivo", com a participação de Roberta Sá, Rodrigo Maranhão, Renato Brás, Fred Martins e Marcelo Mariano, além do grupo MPB-4.

MPB4O MPB4 é um grupo vocal e instrumental brasileiro formado em Niterói, Rio de Janeiro, a partir de 1965. A primeira formação contou com Miltinho (Milton Lima dos Santos Filho, Campos dos Goytacazes, 18 de outubro de 1943), Magro (Antônio José Waghabi Filho, Itaocara, RJ, 14 de novembro de 1943), Aquiles (Aquiles Rique Reis, Niterói, RJ, 22 de maio de 1948) e Ruy Faria (Ruy Alexandre Faria, Cambuci, RJ, 31 de julho de 1937).

Em 2004, Ruy Faria sai do quarteto e inicia a formação atual, com os três integrantes remanescentes e Dalmo Medeiros (Rio de Janeiro, RJ, 26 de novembro de 1951), ex-integrante do grupo Céu da Boca, convidado para ficar em seu lugar.

Vejam o encontro dos dois grupos nesse grande show, interpretando “Morena dos Olhos D’Agua”, de Chico Buarque, e “Toada”, de Zé Renato / Juca Filho / Claudio Nucci :

Em 2008, o Boca Livre foi contemplado com o Prêmio Tim de Música, na categoria Melhor Grupo/MPB, pelo disco “Boca Livre e ao vivo”.

Letras das Músicas:

Fontes:

Agradecimento:

  • Ao nosso amigo David Villar Filho pelo envio do vídeo que originou essa matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário