quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Índio

India brasileiraComemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Gal Costa - Album - India (1973)Algumas músicas brasileiras falam sobre os Índios. Escolhemos dois vídeos para colocar em nosso post de hoje.

O primeiro mostra uma das mais famosas músicas, gravadas por diversos cantores brasileiros, e que foi tema de álbum e show de Gal Costa.

Trata-se de “Índia”, composição de J. A. Flores / M. O. Guerreiros / José Fortunaem.  No vídeo, Gal Costa interpreta a música em um show realizado em Roma, na Itália, no ano de 1983:

Outra música, falando especificamente sobre o Dia do Índio, foi composta por Jorge Ben Jor (que na época era conhecido como Jorge Ben). Chama-se “Todo Dia Era Dia De Índio”.

Vejam Baby do Brasil (que era conhecida como Baby Consuelo) interpretando a música, junto com Jorge Ben Jor.

Feliz Dia do Índio para todos.

Letras das Músicas:

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário