terça-feira, 8 de maio de 2012

Dia da Vitoria na Europa

O Dia da Vitória na Europa (V-E Day) foi o dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

PAZA data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos. Em Londres, particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckingham, juntaram-se grandes massas de população, surgindo à varanda do palácio o Rei Jorge VI e a Rainha Elisabete, acompanhados pelo primeiro-ministro, Winston Churchill, para saudar a população.

Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt,que morrera há cerca de um mês antes, no dia 12 de Abril.

Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de Maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, 9 de Maio.

A vitória aliada sobre o Japão é celebrada no Dia V-J, 15 de Agosto de 1945.

E para comemorar a data, vamos postar dois clipes com canções que falam sobre a Paz.

Primeiro, a dupla João Donato e Gilberto Gil interpretando “A PAZ”, autoria desses incríveis compositores. Parte do DVD – Donatural :

E agora, um vídeo feito para a Campanha da Fraternidade 2009, interpretado pelo grupo Roupa Nova. O nome também é “A PAZ”, de autoria de Michael Jackson e versão de Nando :

Letras das Músicas:

  • A PAZ – de Joan Donato e Gilberto Gil
  • A PAZ – versão de Nando

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário