quinta-feira, 26 de julho de 2012

A Influencia dos The Beatles no Nosso Rock Rural

TavitoTavito, nome artístico de Luís Otávio de Melo Carvalho (Belo Horizonte, 26 de janeiro de 1948) é um músico e compositor brasileiro. Algumas canções compostas por Tavito tornaram-se grandes sucessos: "Rua Ramalhete" e "Casa no Campo" (com Zé Rodrix).

É companheiro de geração de Milton Nascimento e de outros músicos mineiros, como Toninho Horta, Tavinho Moura e Nelson Ângelo.

Em 1970 foi convidado por Milton Nascimento para formar uma banda que acompanhasse o cantor e compositor em shows. Nasceu o Som Imaginário, integrado também por Wagner Tiso, Robertinho Silva, Luís Alves, Zé Rodrix, Frederyko e Laudir de Oliveira (mais tarde substituído por Naná Vasconcelos).

Nessa mesma época, começou a compor com Mariozinho Rocha, Eduardo Souto Neto e Zé Rodrix.

Em 1979, gravou seu primeiro LP como cantor solista, "Tavito", lançado no ano seguinte pela gravadora CBS. O disco incluiu "Rua Ramalhete", canção bastante executada e que remete à sua antiga admiração pelo conjunto The Beatles.

Ouçam “Rua Ramalhete”, composição de Tavito e Ney Azambuja:

A partir de 1992, passou a dedicar-se exclusivamente à composição, aos arranjos e à publicidade.

Em 2004, finalizou a gravação de mais um disco, contendo entre outras  canções : "Rua Ramalhete e "Naquele tempo".

Ouçam “Naquele Tempo”, composição de Mariozinho Rocha e Renato Corrêa:

A bela música mineira também sofreu a grande influência das músicas dos The Beatles.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letras das Músicas:

Fontes:

2 comentários:

  1. Renato Cavalcante27 de julho de 2012 18:22

    Valeu Sérgio! O Tavito é por muitas vezes esquecido ao se citar o Clube da Esquina onde no entanto teve participação importante como músico no som Imaginário onde tocava um violão acústico maravilhoso fazendo a base harmônica (embora efetuasse também lindos solos). Aliás o conheci pessoalmente pois frequentava a casa dos primos Marco e Vera Versiani meus amigos que moravam no mesmo prédio dos meus pais no Largo do Machado.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Renato. Os grandes musicos da MPB sao esquecidos pela midia brasileira, mas sempre lembrados pela midia internacional. Ainda bem que temos a internet para relembrar e divulgar para essa geracao atual uma parte da nossa verdadeira cultura musical. Abracos.

    ResponderExcluir