quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Baile perdeu seu Rei

Nesta semana faleceu Eduardo Lincoln Barbosa Sabóia, mais conhecido como Ed Lincoln (Fortaleza, 31 de maio de 1932 - Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012).

Ed Lincoln - 1968Ed Lincoln foi um instrumentista (contrabaixista, organista), compositor, arranjador e produtor musical brasileiro e compositor.

Na década de 60 criou um estilo na execução de órgão, que se tornou moda em bailes da época.

Ficou conhecido no Brasil, a partir da década de 1960, como "O Rei dos Bailes".

Em toda a sua carreira, foi acompanhado por músicos consagrados como Bebeto Castilho, Wilson das Neves, Durval Ferreira, Humberto Garin, Celinho, Claudio Roditi, Luiz Alves, Paulinho Trompete, Alex Malheiros e Márcio Montarroyos.

Em entrevistas a Folha de São Paulo de 17 de julho de 2012, alguns artistas deram um pequeno depoimento sobre esse grande músico, que reproduzimos abaixo:

"Conheci o Ed Lincoln quando ele tocava lá no Bar do Plaza. Começou como baixista do Johnny Alf. Eram ele, Alf e Paulinho Ney, na guitarra. Um trio incrível. Depois tinha também o Luizinho Eça. Ali era o verdadeiro berço da bossa nova. O Ed Lincoln é um dos precursores. Era ali que a gente ia aprender com aqueles craques todos. Foi um grande aprendizado para mim, Tom, João Gilberto, João Donato e tantos outros. Depois, o Lincoln virou "baileiro", rodando o Brasil todo com seu conjunto."
CARLOS LYRA, compositor, violonista e cantor

"O Lincoln foi muito importante na época dos bailes. Tive a honra de fazer parte daquele conjunto. O órgão era tido como um instrumento chato, mas o Lincoln mudou isso. Tinha uma personalidade muito grande, veio da noite, do Plaza, do Drink, do Djalma Ferreira. Ele tinha a cabeça muito aberta para as coisas que vinham de fora. Era um músico cheio de detalhes, de exigências´, mas era uma pessoa amável, gentil. Ele tocava todos os ritmos possíveis, tinha muito noção de variação timbres. Sabia o que a pista queria e sabia tudo de dinâmica, que é uma coisa que ficou num passado remoto."
BEBETO CASTILHO, baixista, saxofonista e flautista do Tamba Trio

Relembrem esse sucesso do ano de 1968:

E, agora, essa joia musical que fez parte de várias trilhas sonoras:

Em 2011, foi lançada caixa "O Rei dos Bailes" com a remasterização de seis de seus LPs lançados entre1960 e 1966, e que são atualmente considerados raridade e disputados por pesquisadores e colecionadores.

Um documentário sobre vida e obra do artista, "Ed Lincoln - O Rei do Sambalanço", do cineasta Marcelo Almeida, está em finalização.

A nossa MPB perde um de seus grandes talentos.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário