domingo, 23 de setembro de 2012

Aniversário de Gonzaguinha

Ontem, 22/09/2012, foi aniversário do saudoso Gonzaguinha.

GonzaguinhaLuiz Gonzaga do Nascimento Junior , mais conhecido como Gonzaguinha, (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1945 — Renascença, 29 de abril de 1991) foi um cantor e compositor brasileiro.

Filho do compositor e cantor Luiz Gonzaga. Pai do compositor e cantor Daniel Gonzaga.

Iniciou sua carreira artística em 1968, participando do I Festival Universitário de Música Popular do Rio de Janeiro, no qual classificou entre as finalistas sua música "Pobreza por pobreza".

Em 1969, fundou, com Ivan Lins, Aldir Blanc e César Costa Filho, entre outros, o Movimento Artístico Universitário (MAU).

Autor de inúmeros sucessos como "Galope", "Começaria tudo outra vez", "Espere por mim morena", "A felicidade bate à sua porta", "Explode coração", "Petúnia Resedá", "Grito de alerta", "Um homem também chora", "Eu apenas queria que você soubesse", "Agora" e "Prêto que satisfaz" , suas músicas foram gravadas por diversos intérpretes como Luiz Gonzaga, MPB-4, Maria Bethânia, Marlene, Claudette Soares, Elis Regina, As Frenéticas, Simone, Nana Caymmi, Fagner, Agnaldo Timóteo e Joanna, entre outros.

Para outubro deste ano, está previsto entrar no circuito de cinemas do Brasil o longa-metragem “Gonzaga, de pai para filho”, que narra momentos da vida desses dois grandes nomes de nossa música.

Em 1991, após uma apresentação em Pato Branco, no Paraná, Gonzaguinha morreu aos 45 anos vítima de um acidente automobilístico, entre as cidades de Renascença e Marmeleiro.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário