quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os Setentões deste ano (parte 3)

Milton NascimentoContinuando nossa série dos grandes nomes da MPB que completam setenta anos de idade em 2012 vamos postar hoje alguns momentos do genial Milton Nascimento.

Milton Nascimento, também conhecido pelo apelido de Bituca, (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da MPB.

Tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção "Travessia", composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no II Festival Internacional da Canção (FIC), de 1967.

Segundo o trecho da contracapa do disco Milton e Tamba Trio:

Milton Nascimento entrou no estúdio acompanhado pelo 'Tamba Trio', no Rio de Janeiro, em 1967, para gravar seu primeiro disco. O encontro de 'Milton & Tamba' com os arranjos de Luizinho Eça fazem de 'Travessia' um álbum definitivo e eternamente moderno.

Até agora, Milton Nascimento já gravou trinta e quatro álbuns. Cantou com dúzias de outros artistas, incluindo Angra, Maria Bethânia, Elis Regina, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Simone, Chico Buarque, Clementina de Jesus, Gilberto Gil, Beto Guedes, Paul Simon, Peter Gabriel (com quem co-escreveu a música Breath after Breath do Duran Duran), Herbie Hancock, Quincy Jones e Jon Anderson.

Entre diversos sucessos, destacam-se Maria, Maria” (com Fernando Brant), e Coração de Estudante” (com Wagner Tiso), que se tornou o hino das Diretas Já (movimento sócio-político de reivindicação por eleições diretas, 1984) e dos funerais de Tancredo Neves (1985).

Posteriormente, a Canção da América” (também com Fernando Brant), que versa sobre a Amizade, foi o tema de fundo dos funerais de Ayrton Senna (1994).

Poderíamos ficar dias e  dias postando sucessos de Milton Nascimento. Todos de altíssima qualidade. Mas, por hoje, vamos ficando por aqui.

O genial Milton Nascimento enriquece nossa MPB.

The Point Carioca

Nossa série dos Setentões continua… Aguardem.

Assinem nosso Blog.

Letras das Músicas:

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário