quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween – O Dia das Bruxas

Mais uma festa. Dia 31 de outubro é o Dia das Bruxas.
O Dia das Bruxas (Halloween - lê-se Ralouín - é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países anglo-saxônicos, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
Secos e MolhadosNo Brasil, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Cabe lembrar, para aqueles que são contra o Halloween Brasileiro, que o Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.
As Festas Juninas tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
A Oktoberfest, tradicional festa alemã da cidade de Munique, surgiu em outubro (daí o nome) de 1818. O motivo eram as comemorações do casamentos do príncipe Luís Ludwig com a princesa Therese de Sachsen-Hildburghausen. Como o filho desejava a participação popular na festa, o rei Maximiliano I baixou um decreto para que uma folia, com muita cerveja, fosse preparada. Foi nessa primeira Oktoberfest que surgiram as barracas de lona para fornecer comida e bebida, um costume que se manteve até hoje.
Ou seja, as festas brasileiras, em geral, tiveram origem em diversos outros países e foram adaptadas aos nossos costumes. Portanto, vale a pena curtir mais essa comemoração.
E, para comemorar esse Halloween, postamos o vídeo com Ney Matogrosso, gravado ao vivo em 2000, interpretando um novo arranjo de “O Vira”, sucesso de 1973 dos “Secos e Molhados”:
Feliz Dia das Bruxas para todos !!!
The Point Carioca
Assinem nosso Blog.

Letra da Música:

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário