terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Renato e Seus Blue Caps

Renato e Seus Blue CapsRenato e Seus Blue Caps é uma das bandas do saudoso movimento Jovem Guarda no Brasil.

Segundo “release” no site oficial do grupo :

“O "embrião" do conjunto Renato e Seus Blue Caps são os três irmãos da família Barros: Renato, Paulo Cezar e Edson (Ed Wilson). No final dos anos 50, influenciados pelo gosto musical da família, e pelo Rock'n Roll de Elvis, Little Richard e Bill Halley, os rapazes começaram a imaginar que poderiam participar de programas de rádio, fazendo mímica das músicas de sucesso, algo que era bastante comum naquela época. Após uma apresentação desastrosa na rádio Mayrink Veiga, no programa "Hoje é dia de Rock", de Jair de Taumaturgo, passaram a se dedicar à música ao vivo. … Passavam horas trancados, aperfeiçoando a técnica em seus instrumentos. Paulo Cezar, por exemplo, começou tocando piano com dois dedos, e posteriormente, percebeu que seu negócio era o contra-baixo. … Até aí não havia sido formado um conjunto, e haviam adotado o nome de "Bacaninhas do Rock da Piedade", numa alusão ao bairro em que foram criados, no Rio de Janeiro. Logo se juntaram aos irmãos Barros os amigos Euclides (guitarrista) Gélson(baterista) e o saxofonista Roberto Simonal (irmão do cantor Wilson Simonal). … Já com o nome de Renato e Seus Blue Caps, inspirado em Gene Vincent, o grupo se apresentou no mesmo programa, tocando e cantando "Be-bop-a-lula", e obteve o primeiro lugar da semana, e posteriormente, o prêmio de melhor do mês. … Após uma participação no programa do Chacrinha, na TV Tupi, foram contratados pela Copacabana, onde lançaram dois 78 rotações e dois LPs. … Em 1962, Ed Wilson parte para a carreira solo, e Erasmo Carlos, então secretário de Carlos Imperial, assume o posto de crooner do conjunto. … O grupo acompanhou Roberto Carlos nas gravações de Splish Splash e Parei na Contra-mão. … Em 64, graças à insistência de Roberto Carlos e Rossini Pinto, o grupo é contratado pela CBS, lançando um compacto duplo. … “

Ao final da década de 90 participaram de vários shows comemorativos dos 30 anos da Jovem Guarda, em casas de espetáculos do Rio e São Paulo.

Em Dezembro de 2001 gravaram seu primeiro disco ao vivo, pela Warner. Por essa época a música "Devolva-me", de Renato Barros, antigo sucesso do conjunto voltou às paradas de sucesso na voz de Adriana Calcanhoto. Ao mesmo, os integrantes do conjunto pleitearam junto ao Guiness Book o registro do conjunto como o grupo de rock mais antigo em atividade.

Em 2005, por ocasião das celebrações dos 40 anos da Jovem Guarda, o grupo lançou a caixa Renato e seus Blue Caps, com 15 álbuns originais mais um CD bônus com raridades.

Em junho de 2008 participaram do filme "Rio, verão e amor", na parte musical.

Em 2012 o mundo comemorou meio século de vida dos Rolling Stones. A banda britânica de rock é uma das mais influentes e longevas do planeta, porém, não é a mais antiga em atividade. Tal título pertence a Renato e Seus Blue Caps, criado em 1959 - três anos antes do conjunto de Mick Jagger.

Relembrem alguns sucessos do grupo nesse vídeo do Programa Fantástico, de 1981, época da comemoração de 20 anos de carreira do conjunto :

 

Como afirma Renato Barros :

Temos um título que não sabemos se é bom ou ruim. Mas que é verdade, é”.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Fontes:

4 comentários:

  1. Eles marcaram a Jovem Guarda. Eram o meu grupo favorito. Os "Hot Stuffs" tocaram algumas de suas músicas. A voz marcante de Paulo César Barros contando com a segunda voz do Renato. Muito bons!! Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Renato... Ainda tinha o Ed Wilson e o Erasmo Carlos, que permaneceram pouco tempo na banda...
    Estamos postando um post sobre Ed Wilson e a banda The Originals (reuniao das bandas The Fevers, Renato e seus Blue Caps e Os Incriveis)... espero que goste...
    Abracos...

    ResponderExcluir
  3. amei ver o Roberto Carlos falando sobre Renato e seus blue Caps!
    Amo o grupo e mtas saudades dessa época!
    Parabéns The Point Carioca , vcs conseguem me trazer alegria de um tempo maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cleuza, por acompanhar e curtir nosso Blog.

      Excluir