sábado, 13 de abril de 2013

Sábado em Copacabana

Samba-canção é um subgênero musical originário do samba, que surgiu no final da década de 1920 no seio da modernização do samba urbano do Rio de Janeiro, quando este iniciava seu processo de distanciamento do Maxixe.

Dick FarneyTambém chamado de "samba de meio de ano" (ou seja, sambas feitos fora da época de Carnaval), em linhas gerais, o samba-canção faz uma releitura mais elaborada na melodia - enfatizando-a - e possui um andamento moderado (o mais lento dentro das vertentes do moderno samba urbano), centrado em temáticas de amor, solidão e na chamada "dor-de-cotovelo".

O Samba-canção teria seu apogeu nas décadas de 1940 e 1950. Com o surgimento da Bossa Nova, no final da década de 1950, o Samba-canção perderia terreno dentro da música brasileira, mas manteria um vasto e rico acervo de obras em permanente processo de regravações.

Dorival Caymmi compôs em 1955,  junto com Carlos Guinle, o grande sucesso “Sábado em Copacabana”, gravado inicialmente pelo próprio Caymmi e, posteriormente, por diversos outros artistas.

É o caso de Dick Farney , que gravou a música ainda em 1955.

Ouçam e curtam o vídeo abaixo :

 

Dick Farney, nome artístico de Farnésio Dutra e Silva (Rio de Janeiro, 14 de novembro de 1921 — 4 de agosto de 1987) foi um cantor, pianista e compositor brasileiro.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letra da Música:

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário