quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Aniversário de Caymmi

Dorival CaymmiNesse dia 30 de abril de 2013, Dorival Caymmi completaria 99 anos de idade.

Dorival Caymmi (Salvador, 30 de abril de 1914 – Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008) foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro.

Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano.1 Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica.

Poeta popular, compôs obras como Saudade de Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena.

Nas composições de Caymmi (Maracangalha, 1956; Saudade de Bahia, 1957), a Bahia surge como um local exótico com um discurso típico que estabelecera-se nas primeiras décadas do século XX, com referências à cultura africana, à comida, às danças, à roupa, e, principalmente à religião.

Relembrem Dorival Caymmi com Dori Caymmi, Nana Caymmi e Gal Costa, no Heineken Concerts 1996, em São Paulo, interpretando “Maracangalha” :

 

Depoimentos sobre Caymmi :

“O Dorival é um gênio. Se eu pensar em música brasileira, eu vou sempre pensar em Dorival Caymmi. Ele é uma pessoa incrivelmente sensível, uma criação incrível. Isso sem falar no pintor, porque o Dorival também é um grande pintor.” – Tom Jobim.

“Escrevi 400 canções e Dorival Caymmi 70. Mas ele tem 70 canções perfeitas e eu não.” – Caetano Veloso.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário