sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Carros na MPB (3)

Toninho Horta e Fernando BrantSeguindo nossa série “Carros na MPB”, vamos postar um sucesso consagrado pelo lendário grupo mineiro “Clube da Esquina”.

Entre diversos componentes destacaremos, hoje, dois nomes: Fernando Brant e Toninho Horta.

Essa incrível dupla de compositores fizeram, entre outros sucessos, a bela canção “Manuel, o Audaz”.

Muitas historias sobre a música tem sido divulgadas através da internet mas, segundo entrevista com Fernando Brant no site Pagina da Música, a verdadeira historia seria esta :

PM – E a história de 'Manoel, o Audaz'?.

FB - Era um jipe Land Rover que eu tinha. Foi o primeiro empréstimo bancário que eu fiz, 500 cruzeiros na Caixa Econômica Estadual. Era um jipe legal, mas bem velho. Tinha uma folga no volante danada.

PM - Só você entendia o carro.

FB - É. Mas aquela história que o Toninho Horta conta no show é tudo mentira (risos). Mas tudo bem. Ele gosta de contar lá aquela história. Vale (risos). Eu andava mais no centro aqui porque o jipe era muito velho. Ele tinha tração nas 4 rodas, era feito para guerra. Eu pegava essas ladeiras, punha em quarta e subia. Só faltava subir em poste. Aí, quando ele me deu a música, eu resolvi fazer. Eu chamei de Manoel, o Audaz por causa de uma brincadeira. Não tem o Dom Manuel, o Venturoso, rei de Portugal? Então, esse aqui é Manoel, o Audaz. Era o nome do jipe. Veio a música e eu falei "isso aqui está com a cara do meu jipe..." Aí contei esse negócio de viajar, sair ao ar livre.

HQ_ClubeEsquina_Manoel-Audaz

 

No livro "Histórias do Clube Da Esquina", de Laudo Ferreira (texto e arte) e Omar Viñole (cores), um documentário em quadrinhos que mostra a historia desse famoso grupo, encontramos uma página que confirma o relato acima.

Vejam a página na foto ao lado.

 

 

Agora, para finalizar esse post em grande estilo, ouçam Toninho Horta e Lô Borges, outro grande integrante do Clube da Esquina, interpretando “Manuel, o Audaz” :

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letra da Música:

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário