sábado, 23 de novembro de 2013

Alo Rio de Janeiro !!!

Gilberto GilIniciando essa nossa estada no Rio de Janeiro vamos postar dois grandes sucessos de Gilberto Gil, apresentados no mesmo vídeo.

O primeiro sucesso, “Aquele Abraço”, é uma canção de Gilberto Gil, composta em 1969, que menciona pessoas, bairros, clubes, escolas de samba e figuras cotidianas do Rio de Janeiro.

Segundo alguns, o "abraço" descrito nesta música remete aos braços do Cristo Redentor que abençoa toda a cidade, e também destinada ironicamente a torcida do Flamengo. Naquele ano o Fluminense, seu time do coração, venceu o Flamengo na final do carioca. Gil teria mandado "aquele abraço" à torcida rubro-negra em tom de provocação. Assim como a menção ao bairro de Realengo, é uma clara e manifesta provocação aos militares do período da ditadura, tendo em vista que Gilberto Gil ficou preso na Escola Militar do Realengo, hoje Cmdo da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada na Praça do Canhão. Gil escreveu a música durante seu exílio em Londres.

A canção já alcançou um patamar de ícone da cultura popular brasileira e foi realizada por artistas Marisa Monte e Seu Jorge na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres, como parte da visualização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro.

O segundo sucesso, “Back In Bahia”, faz um apanhado dos tempos de exílio, mas sem rancor ou qualquer traço de raiva, apresentando aqueles tempos como de aprendizado. (“Como se ter ido fosse necessário para voltar/tanto mais forte...”).

 

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letras das Músicas:

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário