sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Fernando Gamma

Fernando GammaAproveitando uma dica de nossa Amiga Helena Braga, no Facebook, vamos postar hoje uma maravilhosa música de Fernando Gamma.

Fernando Guimarães Gama (30/06/1955 - Rio de Janeiro, RJ), é um cantor, compositor e instrumentista (baixista e violonista).

Em sua página do Facebook, encontramos a seguinte Biografia :

Começou sua carreira como baixista de algumas bandas da época, Vimana , Patrick Moraz ex Yes ,e os Mutantes. Como músico de estúdio , gravou com o violinista indiano L.Shankar, o guitarrista americano Pat Metheny, Jon Anderson,Rubén Blades,Ivan Lins, Toninho Horta, Tom Jobim, Marcio Montarroyos, , João Donato, , Chico Buarque,Paulo Moura ,Roberto Carlos, Luis Melodia, Milton Nascimento,Djavan entre muitas outras estrelas da cena popular brasileira. Lança seus primeiros trabalhos solos: 1985, 1996 e 2007.
Em 92 passa a integrar o grupo vocal Boca Livre, grupo vocal de indiscutível sonoridade e qualidade ,tanto vocal quanto no repertório , com arranjos sofisticados. Logo no primeiro CD como novo integrante, parte em turnês pelo Brasil, Europa, México,EUA e Japão, obtendo excelentes criticas e indicações nos melhores jornais e revistas. Participam de vários festivais internacionais como os de Pirineos, o Jazz at de Cordova, o Summer Stage no Central Park em NY, o famoso Montreal Jazz Festival no Canadá,S.F Jazz( S.Francisco) e na historica casa de shows ,House off Blues, em New Orleans . Na comemoração dos 40 anos da bossa nova, fazem a abertura do show de João Gilberto no Gleason Theater em Miami Beach, em seguida um tributo a Tom Jobim no Hollywood Bowl em Los Angeles, onde são convidados a participar do CD solo de Jon Anderson, cantor do Yes. Em 95 e 96 são ganhadores do prêmio Sharp de música, na categoria melhor grupo. Em 97 grava seu segundo CD lançado solo no Brasil, e nos EUA pelo selo Mancub Records, com ótimas criticas e uma indicação ao prêmio Sharp de música. Em 2002, após participarem como convidados do CD Mundo do panamenho Rubén Blades, partem numa bem sucedida turnê de costa a costa pelos Eua, divulgando o CD que viria a ser premiado com o “Grammy” de melhor na categoria World Music
Em 2005 deixa o Boca Livre ,e participa de vários festivais na América do sul ,Brasil, Canadá e Chile como “artista solo” do violão. Em 2002 manda construir seu primeiro violão 10 cordas, onde se percebe sua experiência como baixista, violonista e compositor.

Ouçam “Lago Vermelho”, composição de Fernando Gamma :

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário